top of page

Trabalho: Um Meio de Realização, Não um Fim

Atualizado: 15 de nov.

O trabalho é uma forma de contribuirmos para a sociedade, encontrarmos realização pessoal e obtermos recursos financeiros. O problema surge quando tratamos o trabalho como um "fim" em vez de um "meio".


Trabalhamos para contribuir com a sociedade, para nos conectar com nosso propósito e por recursos financeiros.
Trabalho é um meio, não um fim

Significado do Trabalho em nossa vida

Seja remunerado ou não, o trabalho é uma contribuição pessoal que damos ao mundo. Independentemente do tipo de trabalho, estamos entregando algo a alguém, assim como recebemos algo de outras pessoas.


Quando conseguimos encontrar uma atividade que combina contribuição à sociedade com nosso propósito pessoal e também proporciona recursos financeiros, podemos dizer que alcançamos a plenitude nessa área da vida. Porém, essa jornada exige autoconhecimento.


Quando o trabalho é apenas "um fim"

O trabalho se torna apenas "um fim" em nossas vidas quando o fazemos exclusivamente por recursos financeiros.


Qual é o problema de trabalhar apenas para ganhar dinheiro? Nenhum, desde que você tenha consciência disso. No entanto, quando o trabalho é apenas um meio de obter recursos financeiros, ele se torna desgastante com o tempo.


Sempre chega um momento na vida em que nos deparamos com um conflito, seja devido a uma demissão ou ao cansaço e desejo de mudança. A vida nos leva a refletir: o que eu realmente quero fazer?


Muitas pessoas encontram essa resposta e seguem uma nova jornada. Outras permanecem na dependência financeira, aguardando a aposentadoria e culpando empresas e chefes por suas frustrações.


Como saber se o trabalho é um meio e não um fim

Proponho um pequeno exercício:

  • Pense no seu trabalho e diga em voz alta: "Eu faço o que gosto."

  • Agora diga também em voz alta: "Eu gosto do que faço."


Sinta a energia em seu tom de voz e dentro do seu peito. Você terá sua resposta.


Como descobrir meu propósito pessoal?

Seu propósito pessoal é fazer aquilo que você faz de melhor, que você gosta de fazer e pelo qual não se importa tanto com o retorno financeiro (que acaba vindo).


Recentemente, assisti a um TED Talk de uma moça que era concursada e, com o tempo, começou a vender empadas no trabalho, o que acabou gerando um negócio paralelo de sucesso, inclusive com funcionários. Porém...

Um dia, ela assistiu a uma palestra em que o palestrante fez uma pergunta que ficou ecoando em sua mente: "Se você pudesse começar sua vida agora, em um lugar distante, o que você tem que faz muito bem e pode contribuir? O que você realmente gosta de fazer?"


Para surpresa de todos a escolha não foi a empresa de empadas nem o cargo público, ela largou tudo e se dedicou ao mundo dos games, que era o que ela mais gostava.

Ela abandonou os games para entrar no padrão: faculdade, carreira, casa, carro, aposentadoria, etc. Hoje, ela é uma profissional de sucesso e está lançando seu próprio game.


Podemos até ter uma atividade profissional remunerada que não seja do nosso agrado, desde que seja temporária e um meio de buscar nossa realização pessoal.


Como mudar de trabalho a esta altura da vida...

Talvez você não precise mudar de trabalho. Talvez esteja no lugar certo, fazendo a coisa certa, mas sem consciência disso.

Não mude sem um planejamento adequado.


O exemplo da moça do TED Talk mostra que ela vendeu seu negócio, pediu exoneração, fez um "pé de meia" e planejou a transição. Não foi uma mudança repentina.

Precisamos de recursos financeiros para viver e, talvez, para custear nosso novo trabalho. Portanto, é necessário agir com sabedoria e não por impulso.

O mais importante é ser sincero consigo mesmo, estar conectado com sua verdade e buscar sua felicidade.


Você veio ao mundo para ser feliz, e o mundo precisa de você, independentemente de sua atividade. Conecte-se consigo mesmo, descubra o que te faz bem e o que você faz bem, organize-se, planeje e mostre ao mundo sua luz.


Faça uma auto análise da sua carreira, desenvolvemos um E=book com exercício editável para você. É gratuito. Acesse: Jornada Profissional: Equilíbrio, Reconhecimento e Valorização


Gostou do conteúdo?

Este assunto é muito amplo e há muito mais para explorar.

Leia mais no nosso Blog! Temos conteúdos para várias áreas e momentos da sua vida. Inscreva-se e receba notificações dos novos artigos.

Visite nossa Home Page e conheça mais sobre as soluções da AQB Group.


Comments


Assine nossa Newslatter e saiba das novidades do site

Obrigado(a)!

bottom of page