A ISO56002 é o complemento da ISO9001 que faltava para as empresas no século XXI. Vamos explorar como essa nova norma pode transformar a gestão da inovação nas organizações.
O que é a ISO56002?
A ISO56002 é uma norma que fornece especificações de classe mundial, um padrão de diretrizes para implementar, manter e melhorar um sistema de Gestão de Inovação que pode ser adotado em qualquer empresa de qualquer país.
Pode ser aplicada em uma MEI até uma empresa de grande porte, e em qualquer ramo de atuação.
Lembrando que um Sistema de Gestão é a maneira pela qual uma organização gerencia as partes inter-relacionadas do seu negócio para atingir suas metas e objetivos. Hoje, a inovação é vista como o fator chave de competitividade e desenvolvimento econômico, tanto para empresas de qualquer tamanho, como para cidades, estados e países.
Como a inovação é o resultado da melhoria contínua?
Vou usar dois trechos do livro do Tidd Bassani (Gestão da Inovação) para responder a esta pergunta:
“A inovação no processo é promovida com a apresentação de sugestões para a melhoria incremental em toda a organização – o modo kaizen, com alto nível de envolvimento.”
“A gestão sistemática da inovação incremental tem especial importância e é representada pelos sistemas de 'alto envolvimento', nos quais uma grande parcela do quadro de pessoal se envolve na inovação. Essas atividades baseadas na melhoria contínua, a kaizen, têm efeito cumulativo significativo.”
A diferença entre a inovação e a melhoria contínua é o resultado. A melhoria contínua pode gerar uma inovação, desde que atenda a dois itens:
Traga ganhos para a empresa
Entregue valor aos clientes
Normalmente, as empresas trabalham na melhoria contínua para obter melhores resultados "internos". Quando conseguem acrescentar resultados internos e entregar valor aos clientes, podemos ter uma inovação.
Muitas empresas já realizam inovações, porém não possuem um processo sistemático e contínuo, ou seja, não vão em busca da inovação, deixando que ela ocorra ao acaso.
Posso buscar a certificação na norma ISO56001 - Gestão da Inovação?
O objetivo da norma não é a definição de requisitos para demonstração de conformidade do sistema de gestão; seu objetivo é prover as empresas de informações e diretrizes sobre como podem desenvolver o processo de inovação de forma sistemática, implementando um sistema de gestão focado na inovação.
Existem empresas certificadoras que estão realizando a certificação na ISO56002, mas acredito que o grande resultado que a norma entrega é ajudar as empresas de qualquer ramo ou porte a gerar inovações e manter sua competitividade no mercado.
Trago aqui o conceito da destruição criativa de Joseph Schumpeter (o cara que definiu empreendedor e inovação no início do século passado):
“Mecanismo em que novos produtos destroem empresas e modelos de negócio antigos como força motriz do crescimento econômico.”
Ser uma empresa inovadora não é ter uma certificação, é gerar inovação e se manter competitiva no mercado. Se quiser buscar certificação, ok, tudo bem, mas o foco deve ser gerar inovações.
Inovar não é coisa de Startup?
Inovar não é restrito a startups; qualquer empresa pode e deve inovar.
O uso de tecnologia e o desenvolvimento de sistemas que gerem produção ou entrega de serviço em larga escala são "meios de", não necessariamente a inovação em si.
Exemplo: A UBER usa o aplicativo para conectar motoristas particulares a pessoas que querem um meio de transporte diferenciado. A tecnologia permitiu que a ideia inovadora fosse concretizada e virasse uma inovação.
Existe alguma dificuldade para as empresas implementarem um Sistema de Gestão da Inovação?
Dificuldades não, desafios sim.
Talvez o primeiro grande desafio seja compreender e disseminar os conceitos de inovação, qualificar profissionais e despertar a iniciativa das empresas em adotar um processo de inovação, pois ela não é restrita a grandes indústrias ou empresas de tecnologia. Qualquer um pode e deve adotar um processo de inovação.
Acredito que o segundo maior desafio é entender que a inovação precisa de tempo e dedicação para ser desenvolvida.
A norma ISO56002 traz como itens de suporte (item 7 da norma) para que aconteça a inovação:
Pessoas
Tempo
Conhecimento
Finanças
Infraestrutura
Processo de inovação
Competência
Conscientização
Comunicação
Informação documentada
Ferramentas e métodos
Gestão da inteligência estratégica
Gestão da propriedade intelectual
Você pode inovar! Não precisa ser uma empresa de tecnologia para isso!
A tecnologia é um meio que abre inúmeras possibilidades de inovação nas empresas, desde uma lanchonete até um grande e-commerce. A prova disso são os inúmeros casos de empresas que se reinventaram e inovaram seus modelos de negócio e processos durante a pandemia, fazendo uso da tecnologia.
Empresas como Amazon, UBER, Airbnb e Magazine Luiza se tornaram gigantes porque viram na tecnologia um meio de oferecer ao mercado seus produtos de forma diferente, agregando valor tanto para a própria empresa quanto para os consumidores. Isto é inovação!
Gostou do conteúdo?
Este assunto é muito amplo e há muito mais para explorar.
Leia mais no nosso Blog! Temos conteúdos para várias áreas e momentos da sua vida. Inscreva-se e receba notificações dos novos artigos.
Visite nossa Home Page e conheça mais sobre as soluções da AQB Group.
Estude e entenda sobre Inovação no Curso ISO56002 Gestão da Inovação
Comments