Estamos vivendo em um mundo digital com acesso a uma imensa quantidade de informações, qualquer dúvida sobre qualquer coisa pode ser sanada acessando o celular. Mas o que fazer com tanta informação? E os sistemas de informação adotados pelas empresas, estão gerando quais resultados além de informações básicas para sua operação? A resposta é ter uma Gestão do Conhecimento.
Informação: o primeiro passo para o conhecimento
Não temos como falar de conhecimento sem antes falar sobre informação.
Informação é o conjunto de dados que possuem significado para o contexto que esta inserido, para o sistema organizacional.
É importante que a informação:
esteja no contexto
seja relevante
tenha destino: para quem, quando e como
Exemplo:
Digamos que você receba um relatório com o seguinte registro:
Número de vendas = 02
O que significa para você? É simplesmente um dado.
Agora se você receber um relatório assim:
Foram realizadas 02 vendas, das 05 visitas realizadas na cidade de Canoas.
E agora? Agora você tem uma informação pois ela tem um contexto.
Esta informação é relevante?
Depende para quem for entregue e o que a pessoa precisa para construir mais informações e tomar ações.
E se esta informação for entregue à gestores de RH ou de atendimento ao cliente? É relevante para ela? O que ela fará com esta informação?
O Sistema de Gestão da Informação possui um foco nas informações necessárias a operação da organização. A Gestão do Conhecimento vai além...
Ainda sobre relevância, e se a empresa for uma empresa que possui 15 vendedores, 2 Supervisores e 1 Gerente. Para quem esta informação é relevante?
Será que o Gerente ou Diretor quer saber desta informação ou quer algo mais significativo?
Ela, aparentemente, é necessária para a operação, para analisar os resultados esperados do processo de vendas e do desempenho da equipe de vendas, sendo mais relevante para a Supervisão e talvez até para a Gerencia.
Na Gestão do Conhecimento a informação deve ser útil para a análise e tomada de decisões de quem a recebe.
Agora vamos ver o que é conhecimento.
Gestão do Conhecimento: o próximo nível
Conhecimento é a informação tratada que gera mudança no sistema. Ou seja, é uma análise dos dados que resulta em ação com objetivo de geração de valor.
Dados geram Informações que geram análise = base para o Conhecimento
Usar a gestão do conhecimento gera mudanças que geram valor
Usando nosso exemplo de vendas, a informação pode gerar uma análise para a estratégia de ampliação do mercado na região da cidade.
Chamar o vendedor e obter mais dados, mais informações sobre o perfil dos clientes, a análise e percepção pessoal dele sobre as visitas que fez, mesmo as que não fechou vendas, são um conjunto de informações que podem contribuir com decisões estratégicas.
É outro foco.
Gestão do conhecimento é a definição de como usar o recurso da informação para gerar ações e, consequentemente, resultados de valor para a organização.
Como está a Gestão da Informação na sua organização ou até mesmo na sua vida pessoal? Muitas informações e poucas ações? Experimente a Gestão do Conhecimento.
Explore mais conteúdos no nosso Blog e conheça nossos Infoprodutos de Autoaprendizagem.
Comments