top of page

Como ser um Consultor? Com certeza não é só fazer um curso de formação de consultor.

Vou te contar a verdade sobre tudo o que envolve atuar como um consultor.


A formação de um consultor vai além do que simplesmente fazer um curso de formação de consultor
Como ser um Consultor


Se você chegou até este conteúdo, acredito que já saiba o que é um consultor, não vou falar de conceitos, vou ser mais prática e objetiva.


Vou responder algumas dúvidas comuns entre as pessoas que querem entrar no ramo da consultoria através de perguntas, que seriam bom que você aproveitasse a respondesse a si mesmo.

  • Por que você quer ser um Consultor?

  • Como você quer trabalhar?

  • Você gosta de ler, participar de seminários e fazer cursos?

  • Você tem competências pessoais para trabalhar com pessoas de todos os níveis organizacionais?

  • Qual o melhor mercado para atuar e quanto cobrar como consultor?

  • Já pensou em começar com Assessoria ao invés de Consultoria?

  • Existem outros fatores...


Por que você quer ser um Consultor?

Eu, particularmente, iniciei como consultora após implantar a ISO9001 (com sucesso!) na empresa onde trabalhava. Me apaixonei pela Gestão de Processos e Gestão da Qualidade.

Conversei com meu chefe e acordamos que eu sairia da empresa mas manteria a ISO9001 para ele.

Profissionais como a Auditora da empresa de certificação, o cara que vendeu o software de gestão para a empresa e a representante da empresa que fazia recrutamento e seleção me presentearam com meus 4 primeiros clientes. Eles conheciam meu trabalho e me indicaram para empresas.

Foi assim que comecei, aos 29 anos minha carreira de consultora.

Eu não tinha ideia do que estava fazendo, não conhecia ninguém que trabalhava com consultora, só consultores comerciais.

Mas encarei e fui. Fiz minha caminhada sozinha.

Como você quer trabalhar?

Sempre fui uma pessoa que gosta de trabalhar por objetivos, não por cumprimento de horário. Se há necessidade de que virar 16 horas trabalhando, ok, vamos lá!

Mas, se as coisas estão tranquilas...

O que define sua carga horária é o contrato que você faz com o cliente.

Você pode definir trabalhar por:

  • Projeto, com datas de início, meio e fim, com cronograma detalhado, agenda fixa e valor fechado.

  • Por objetivo, com planejamento de ações com data prevista de término, mas não engessada, pode ser rápido ou demorado, vai depender muito do envolvimento e execução das ações pelo cliente, com agenda móvel e cobrança de valor por hora ou dia de visitas mensais no cliente.

  • Por agenda, com definição de número de visitas fixas mensais no cliente, valor fixo e trabalho a ser desenvolvido com ações e cronograma aberto, ou seja, uma consultoria contínua onde ações e projetos vão surgindo conforme a necessidade. É como uma consultora fixa, mensal, normalmente este tipo de contrato ocorre após a realização de um contrato por projeto ou objetivo, onde a empresa quer continuar com o consultor para manutenção e melhorias.

Você gosta de ler, participar de seminários e fazer cursos?

Um dos fatores mais importantes é a especialização.

Você precisa estar sempre por dentro do que está acontecendo, de novidades e de cases tanto de sucesso como de dificuldades. O cliente tem você como um especialista e você precisa estar pronto para responder as dúvidas dele e propor soluções.

Como consultora pude me dedicar na minha especialização técnica. Não precisava atuar em outras frentes de trabalho que não fosse a minha. Porém... você trabalha com seres humanos. O que nos leva ao próximo item.

Você tem competências pessoais para trabalhar com pessoas de todos os níveis organizacionais?

Conforme o tipo de contrato e o objeto do contrato que você fechar, você terá dias que não conversará com a Direção, irá à empresa atuar diretamente com equipe.

Conforme o tipo de tema que você for especialista você precisará que as pessoas executem as atividades e tomem ações para que o seu trabalho tenha sucesso.

Você precisará falar várias linguagens e liderar as pessoas. A não ser que queira ser um consultor impositivo. Usando a analogia: você não poderá ser só chefe, mas sim chefe e líder.

Você poderá encontrar barreiras com algumas pessoas, e o sucesso do seu trabalho poderá depender delas. Então, você precisa ter as chamadas soft skills.


Qual o melhor mercado para atuar e quanto cobrar como consultor?

Há mercado de trabalho para profissionais de consultoria em diversos setores. As empresas estão sempre em busca de profissionais especializados para ajudá-las.

Você precisa escolher a sua especialização e se tiver já um ramo que tenha experiência pode iniciar por ele. Hoje com a internet quanto mais você tiver o foco em um nicho específico, melhor você consegue divulgar seu trabalho, porém precisa estar aberto a novas oportunidades.

O valor vai depender de: porte da empresa e seu tempo de mercado.

Você pode escolher trabalhar com empresas de pequeno porte, a qual terá um faturamento que não permitirá te remunerar com o mesmo valor de uma empresa de médio ou grande porte.


Já pensou em começar com Assessoria ao invés de Consultoria?

Qual a diferença?

A consultoria você não põe a “mão da massa”, ou seja, treina, ensina, orienta e cobra.

Na assessoria você se envolve ou até assume a execução de tarefas. Normalmente a carga horária é maior, são contratos de valor fixo e agenda fixa mensais. É como ser um “terceirizado”, mas que trabalha alguns turnos por semana fixos, tendo a liberdade de mudar datas.

Você fica com agenda livre para fazer projetos de consultoria e mantém uma renda fixa.

De dois, dos meus primeiros quatro clientes acabei virando assessora, fique mais de cinco anos em cada empresa e sai por acreditar que não tinha mais o que contribuir e queria me dedicar a outras oportunidades que estavam surgindo.


Existem outros fatores...

Porém é necessário que outros fatores sejam levados em conta na hora de escolher ser um consultor.

Existe a parte de viagens (longe da família e filhos), manutenção de equipamentos (celular, PC ou Note, softwares), manter-se atualizado no mercado (muita leitura, pesquisa, livros, cursos). Desenvolvimento de materiais. Apresentação e imagem pessoal.

Você precisa definir sua metodologia de trabalho, seus modelos de contrato, saber lidar com situações adversas junto ao cliente, enfim, são vários fatores e situações que você precisa estar preparado para tomar decisões.

Por isso um curso de formação de consultor não irá necessariamente te formar um consultor, mas sim a prática, a experiência e a sua capacidade de resiliência.



O principal motivo para você ser um Consultor é se adaptar e gostar da forma e rotina de trabalho deste tipo de profissional.


  • Gostou do conteúdo? Comente, se inscreva no blog, aqui conversamos sobre todas as áreas da sua vida.

  • Se precisar tirar dúvidas e ter alguém para trocar ideias e te ajudar nesta caminhada, entre em contato.

コメント


Assine nossa Newslatter e saiba das novidades do site

Obrigado(a)!

bottom of page